domingo, 15 de dezembro de 2013

Como transportar nossas aves.



É comum o transporte de aves em vôos de cargas comerciais, mas como fazer os envios? Esta é uma pergunta que fazemos quando temos o interesse no serviço, então fui à pesquisa para buscar informações sobre o assunto e preparei de forma clara e objetiva o que é necessário para enviarmos nossos canários pelo Brasil a fora.
O envio das aves não é muito difícil, mas é trabalhoso e requer o cumprimento de algumas regras da companhia aérea, do IBAMA e da vigilância sanitária animal.
Para a elaboração deste artigo, identificamos a TAM e a GOLLOG como empresas que fazem estes transportes e as orientações abaixo atendem todas as companhias podendo ser acrescidas de outras exigências a critério da empresa.
Na oportunidade conversamos com o nosso amigo e também criador de canários de cor, BRUNO RODRIGUES DA SILVA. O Bruno é o proprietário do Criadouro Rodrigues, localizado na Serra, Espírito Santo. Há 05 anos na arte da canaricultura, o Bruno usa as companhias aéreas para envio de aves para todo o território nacional.
Bruno Rodrigues da Silva


Kluivert Lopes da Silva “Eh meu ajudante e inspetor das aves quando não estou em casa”Bruno Rodrigues da Silva.


Bruno Rodrigues da Silva

CanarilCorrea® - Bruno quais os documentos necessários para envio de aves (canários de cor) por vôos comerciais?
BRUNO - Os documentos necessários, são o atestado de saúde das aves e a GTA.

Criadouro Rodrigues

CanarilCorrea® - Quais companhias são utilizadas pelo Criadouro Rodrigues?
Bruno - Gol e TAM. A Gol é mais pontual e eficiente nas reservas. O envio da TAM da muitos problemas.

CanarilCorrea® - Descreva em poucas palavras o seu sistema de entrega de aves por via aérea?

BrunoVenda e confirmação de venda com confirmação do depósito bancário em minha conta com valores das aves e do envio, que é por conta do comprador, pré-reserva na empresa aérea, confirmação do vôo, retirada de documentação e confecção ou compra do transporte e envio.


Embalagens de transporte

(GTA - Guia de Trânsito Animal – Documento emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento localizado nos aeroportos nacionais ou em Clínicas veterinárias credenciadas a fornecer o documento). Em Minas a GTA também pode ser solicitada ao IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária na cidade administrativa em BH, Em veterinários habilitados pelo IMA ou nos postos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento existentes nos aeroportos.
A GTA é dever dos proprietários, transportadores e todos aqueles que a qualquer título tiverem animais sob seu poder ou guarda. A GTA deve ser exigida, quando da aquisição do domínio ou posse ou transporte, e fornecer, quando da venda ou transferência.

Na ordem de preparação dos documentos o remetente deve providenciar o atestado de saúde das aves e de posse deste providenciar a GTA. Para a retirada da GTA é preciso que o atestado tenha sido fornecido em até 72 horas. O atestado do médico veterinário deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto para viagem aérea


Outras informações importantes:


Dependendo da região as despesas de envio variam entre R$ 150 e 250 reais. Este preço pode variar de acordo com a região. É possível que incida também no preço final, as despesas de deslocamento do vendedor, durante a preparação da documentação e deslocamento para embarque das aves na companhia aérea. 

Boas remessas a todos!

Luciano David Corrêa
CanarilCorrea
canarilcorrea.blogspot.com

Nenhum comentário: